Logotipo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

MESTRADO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM REALIZOU A PRIMEIRA AULA MAGNA

7 de outubro de 2019 | Pubicado em: Notícias, Tópico em Destaque.

O Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem realizou, no dia 14 de agosto, a sua primeira Aula Magna, que marcou o início de suas atividades acadêmicas.

O evento teve como convidado o professor Dr. Dante Lucchesi, professor titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, que ministrou a palestra O caráter pluriétnico da realidade sociolinguística brasileira. O professor Dante Lucchesi é autor de vários livros, dentre os quais merece destaque Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015), o qual lhe rendeu o Prêmio Jabuti (2º Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas. Profundo conhecedor da diversidade linguística brasileira, da história da linguística, do contato entre línguas e história da língua portuguesa, o professor tratou das contribuições dos povos africanos e indígenas na formação histórica de nossa variedade linguística.

Além da Aula Magna, o professor Dante ministrou, no dia 15, um minicurso para alunos e professores do Instituto de Linguagens e Literaturas acerca da Histórica Sociolinguística do Brasil.

Segundo o coordenador do Mestrado, o prof. Dr. Fábio Torres, a vinda do professor Dante Lucchesi para ministrar a primeira Aula Magna é um marco histórico para o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, tendo em vista a larga experiência em pesquisa e seu alinhamento aos temas de interesse do Mestrado, dentre os quais a variação e mudança linguística e o contato entre línguas.

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Mestrado em Estudos da Linguagem
Campus dos Palmares – Bloco I - Sala 13 - Rodovia CE 060 – Km 51 CEP.: 62785-000 – Acarape – CE – Brasil
E-mail: ppglin@unilab.edu.br