Apresentação do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem foi criado, em 22 de fevereiro de 2019, com a aprovação do Mestrado em Estudos da Linguagem, na 183ª reunião da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem desenvolve-se a partir de estudos linguísticos que focalizam as práticas sociais de integração/interação, os processos discursivos de construção do texto, os processos de produção de sentido, as questões relacionadas à integração entre os países que têm a língua portuguesa como língua oficial, os aspectos relacionados à diversidade linguística em diferentes níveis gramaticais (fonético, fonológico, morfossintático, semântico, pragmático), os aspectos sociais, étnicos e espaciais que interferem na variação e mudança linguística, os estudos da política e planejamento linguístico, privilegiando as políticas linguísticas do Brasil e do contexto lusófono, assim como estudos dos aspectos teóricos e empíricos relacionados à investigação das línguas naturais em seu contexto de uso. Considerando-se que a pesquisa, o ensino e a aprendizagem perpassam tanto o contexto mais imediato da a região onde se encontra a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab quanto o contexto mais amplo dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa-CPLP, o Mestrado em Estudos da Linguagem tem o propósito de contribuir para a formação de profissionais conhecedores das realidades linguísticas dos países que se expressam em língua portuguesa, atentos para as diferentes configurações de convívio dela com outras línguas e aptos a exercer as atividades de pesquisa, ensino e aprendizagem contextualizada e reflexiva, centrada no texto. Além disso, espera-se que o profissional egresso do Mestrado em Estudos da Linguagem da Unilab seja capaz de contribuir para a produção de subsídios didáticos para a prática docente no Brasil e, principalmente, nos Países de Língua Oficial Portuguesa -PALOP, diminuindo a escassez de materiais que considerem a realidade social e cultural de cada país, evitando a ainda tão frequente “adaptação” de materiais produzidos em Portugal e no Brasil.Este profissional com sólida formação teórica terá mais condições de participar ativa e eficazmente do processo de reformulação educacional pelo qual vem passando o Brasil e os PALOP.

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