PPGLin | UNILAB
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Processo seletivo do Mestrado em Estudos da Linguagem, para ingresso no semestre 2024.1

Data de publicação  21/03/2024, 13:36
Postagem Atualizada há 5 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGLinUnilab), no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Seleção nº 01/2024, referente ao processo seletivo do Mestrado em Estudos da Linguagem, para ingresso no semestre 2024.1.

São habilitado(a)s à inscrição portador(a)es do título de Graduação, em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil. A inscrição compreenderá o preenchimento do formulário de inscrição, neste link, e o envio de documentação, conforme os itens 3.2.1, 3.2.2, 3.2.3 e 3.2.4. O período de inscrição será de 8 a 12 de abril de 2024.

 VAGAS

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, sendo 10 (dez) vagas para cada linha de pesquisa: Linha 1 – Linguagem: diversidade e políticas linguísticas; e Linha 2 – Linguagem: práticas textuais-discursivas. Serão destinadas 14 (dez) vagas para candidatos de ampla concorrência, duas das quais destinadas a servidores Técnico-Administrativos em Educação da Unilab.

Obrigatoriamente, 04 (quatro) das vagas serão destinadas às seguintes políticas afirmativas: pessoas negras (pretas e pardas); pessoas indígenas; pessoas com deficiência. Obrigatoriamente, 02 (duas) das vagas serão destinadas às seguintes políticas afirmativas: pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada quilombola; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e indígena; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada membro de outros povos e comunidades tradicionais; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa com identidade trans; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada cigana; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada refugiada; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa em situação de privação de liberdade ou egressa do sistema prisional.

SELEÇÃO

A seleção do(a)s candidato(a)s consistirá na avaliação da capacidade do(a) candidato(a), com base nas seguintes etapas:

a) Prova escrita (Eliminatória);
b) Avaliação do anteprojeto de pesquisa (Classificatório);
c) Análise do Currículo Lattes, conforme Anexo B (Classificatória);
d) Análise da Comissão de Heteroidentificação/Verificação para os candidatos inscritos para as vagas de que tratam os itens 2.4 e 2.5 do Edital nº 01/2024.

BOLSAS

A concessão de bolsas dependerá da existência de cota, disponibilizada pela CAPES, FUNCAP ou por outra agência com a qual o Programa mantenha convênio para esse fim.
Caso as bolsas disponíveis não atendam ao total de vagas previstas, o Programa não se compromete a fornecer bolsas aos(às) estudantes. As bolsas serão distribuídas de acordo com as diretrizes dos órgãos de fomento e com as diretrizes institucionais, quando aplicável.

Categoria